quinta-feira, 30 de abril de 2015

CURTIRAM? POEMA DE FERNANDA FERRAZ

Queridos amigos, vejam quão interessante é este POEMA. CURTIRAM?

                                                POEMA de FERNANDA FERRAZ

    CURTIRAM?

 Que mundo é esse onde tudo é virtual, surreal, a um toque dos dedos, porém longe do corpo inteiro? 

Namoros, bate papo, marcação de encontros, comentário de novela e até viagens. Tudo virtual. Como será esse virtual do virtual cada vez mais distante do ser humano, dos sentimentos humanos e das emoções reais?
 Dirão que só sonhadores, alienados, pré-históricos e velhos pensam assim e não se acostumam com o avanço da tecnologia. Pode ser, mas prefiro fazer parte desse velho mundo, onde o social era mais prazeroso.
 Os amigos eram mais reais, mais ao alcance das mãos que a um toque dos dedos.

Os namoros marcados ao pé do ouvido. Os fatos e a vida eram vividos, não apenas passados à sua frente e você curtindo de forma passiva.
 Prefiro a voz ativa.
 A voz da língua portuguesa, que cada vez mais também é virtual e aniquilada. Cadê a nossa língua essencial portuguesa culta padrão?

 O grande lance é exibir. Sua rotina exposta gratuitamente para quem quiser ver, comentar e curtir. 

Curtir?
 Particularmente não me imagino curtindo certas coisas que colocam no tal Face.
 Mas perdão!! Sim, talvez eu seja antiga, desatualizada, arrogante vocês dirão.
 Preocupo-me com o futuro mundo, onde meus filhos irão assistir, participar ou curtir.
 Não sei como irão fazê-lo. Espero que bem, na real. Face a face com os faces, drops, whats, pens, apples, tablets, notes, smarts e afins. Ficamos a mercê de códigos, pontuações impróprias utilizadas como substantivos, adjetivos e superlativos, enfim.
 Muito embora não saibam a classificação sintática, nem mesmo o que sejam tais expressões. Grau do adjetivo, por exemplo, confundido com temperatura. Mostrar que é verbo quando indica algo e diverge da amostra grátis que você ganha do seu médico ou da amostra de frutas da feira da esquina.

Meia é meia. É coisa. Você pode usar por baixo do sapato ou outro que sirva de base para seu pé.

Mas quando expressamos metade é meio mesmo, que você deve usar.

 Os plurais e a nova ortografia. Tem palavras, que confesso, são sim bem ruins para falar quiçá escrever. Eu juro que entendo. Nossa língua é muito complexa. Mas é bela. Talvez a mais bela do mundo.

 Acredito na boa herança herdada dos nossos colonizadores há mais de 500 anos.

 Espero que mesmo poucos façam bom proveito dela.

 Eu estou tentando fazer a minha parte.

       Curtiram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário